ptenes

Apresentação

Infraestrutura

Laboratórios

 


Laboratório de Economía Florestal (LEF)

O Laboratório de Economia Florestal -LEF, localizado no Departamento de Engenharia Florestal (EFL), da Universidade de Brasília,  objetiva apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui uma estrutura com computadores, softwares e equipamentos que são empregados nas aulas da graduação, da pós-graduação e no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. O LEF serve como base de apoio aos estudantes (estagiários, bolsistas de iniciação científica e extensão, mestrandos, doutorandos e pós doutorandos) para o seu aprimoramento técnico científico e também como suporte para
desenvolvimento de trabalhos em parcerias com instituições públicas e privadas, a fim de promover melhorias nos setores da Economia, da Administração, do Planejamento e da Política florestal.

Nosso compromisso está em avaliar as interfaces da Economia Florestal com as diversas áreas do setor, seja na produção madeireira e não madeireira, nos serviços ambientais e ecossistêmicos, no ecoturismo,  nos recursos hídricos; nas influências legais, tributárias, sociais e econômicas na gestão, no investimento e no manejo florestal.

Desenvolver diretrizes que apoiam o desenvolvimento sustentável e o mercado de bens e serviços das florestas com emprego de técnicas de análise investimentos e risco, econométricas, de modelos determinísticos e estocásticos, da valoração florestal e ambiental entre outras aplicadas a temática da Economia Florestal.

Dentre as principais linhas de pesquisa do laboratório estão: mercado dos produtos madeireiro e não madeireiro, o desmatamento, os investimentos, a perícia florestal e ambiental, avaliação de imóveis rurais, a valoração florestal e ambiental, os recursos hídricos, quantificação econômica de danos ambientais, os riscos da atividade florestal, dentre outras.

 Coordenado pelos Profs. Humberto Ângelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Álvaro Nogueira de Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    


 Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação (LAFUC) 

O Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação (LAFUC), criado em 2008, desenvolve pesquisas focando nos processos ecológicos, evolutivos e sociais relacionados à sistemática, conservação, ecologia e manejo da biodiversidade, especialmente no bioma Cerrado e suas áreas protegidas, utilizando principalmente a herpetofauna como grupo modelo. Localizado no Departamento de Engenharia Florestal, o laboratório possui amplo espaço de trabalho, biblioteca com mais de 1000 títulos e equipamento básico para a triagem, análise e preservação de material biológico. De caráter multidisciplinar, o LAFUC desenvolve pesquisas em parceria com diversos departamentos da Universidade de Brasília, bem como pesquisadores de diversas instituições de pesquisa nacionais e no exterior. A missão do Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação é "Contribuir para o crescimento institucional, a produção acadêmica, o estudo científico e a formação de pessoal qualificado, visando incrementar o conhecimento, a conservação e o manejo da fauna e seus hábitats, especialmente no bioma Cerrado".

Coordenado pelo Prof. Reuber Albuquerque Brandão. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Site: https://www.lafuc.com/lafuc


Laboratório de Geoprocessamento Florestal (LAGEF)

O Laboratório de Geoprocessamento Florestal foi criado com o objetivo de desenvolver pesquisas aplicadas usando dados de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento nas Ciências Florestais. Além disso, inclui as diversas análises espaço-temporal das mudanças do uso e cobertura da terra, modelagens em geral, análises espaciais e mudanças do clima.Os principais destaques de produção científica do LAGEF incluem o mapeamento temporal das atividades de extração seletiva na Amazônia brasileira, o desenvolvimento de estudos usando dados LiDAR em áreas de manejo florestal na Amazônia, a estimativa de variáveis dendrométricas usando dados de satélite e a modelagem do uso e cobertura da terra em diversas regiões dos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga.

Coordenado pelo Prof. Eraldo Matricardi. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 


Laborátorio de Biodeterioração da Madeira 

 O laboratório de biodeterioração da madeira foi criado em 2019, tendo como principal objetivo avaliar a resistência natural da madeira, bambus e demais materiais lignocelulósicos, e a eficiência de produtos químicos, extrativos e óleos vegetais, visando a proteção contra o ataque de fungos e insetos xilófagos.

Coordenado pelo Prof. Alexandre Florian da Costa. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

  

 


Laborátorio de Presevação de Madeiras 

O laboratório de preservação da madeira foi criado em 1993 onde estão  instalados mais de 10 experimentos em campo na Fazenda Água Limpa, objetivando avaliar a durabilidade de madeiras tratadas com produtos químicos preservantes e não tratadas, para fins de uso na construção civil e no meio rural.

Coordenado pelo Prof. Alexandre Florian da Costa. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 


 Laborátorio de Inventário Florestal (LabINFLOR) Laboratorio de Inventario Florestal - LabINFLOR

O LabINFLOR é um laboratório de pesquisa e inovação criado com a missão de desenvolver pesquisas aplicadas, relacionadas ao levantamento, monitoramento e manejo de recursos florestais e savânicos, que contribuam com informações sobre uso sustentável, conservação e restauração desses importantes ecossistemas, especialmente em face das mudanças climáticas globais e das contínuas perdas da cobertura original de ambos os ecossistemas. O laboratório conta com uma equipe multidisciplinar de professores, pesquisadores e estudantes, de pós-graduação e graduação, que fazem parte do Grupo de Pesquisa Manejo da Produção Florestal, cadastrado e certificado pelo CNPq.

Ao longo de mais de duas décadas, a equipe de professores do LabINFLOR tem se dedicado ao desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa sobre florestas plantadas, florestas tropicais e formações savânicas. As pesquisas de interesse estão relacionadas aos seguintes temas: i) amostragem e métodos estatísticos para caracterizar e quantificar o status e a mudança de atributos diversos, em especial, volume, biomassa e carbono; ii) levantamento e monitoramento dos recursos, madeireiros e não madeireiros; iii) desenvolvimento e utilização de tecnologias inovadoras que buscam aprimorar e otimizar as medições e avaliações dos inventários, em diferentes escalas espaciais e temporais; iv) florística, estrutura e dinâmica da vegetação nativa; v) ecologia de distúrbios florestais; vi) desenvolvimento de modelos alométricos para estimar os estoques em volume, biomassa e carbono; vii) estudos sobre modelagem do crescimento e produção de atributos de interesse, entre outras. Grande parte das pesquisas realizadas no LabINFLOR está implantada em áreas experimentais, localizadas na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (FAL-UnB), principalmente em ambiente de vegetação nativa do Cerrado, porém, o LabINFLOR também realiza atividades de pesquisa em outras áreas de Cerrado, dentro e fora do Distrito Federal, bem como em algumas áreas da Floresta Amazônica, em parceria, principalmente, com Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Cerrados, INCT-Madeiras da Amazônia, Serviço Florestal Brasileiro.

Ocupando uma área de 75 m², o LabINFLOR é um espaço climatizado, dotado de instalações hidráulicas adequadas. Possui equipamentos modernos, adquiridos com o apoio da UnB, FINATEC (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) e instituições brasileiras de fomento à pesquisa, em particular, o CNPq, a CAPES e a FAPDF.

Coordenado pela Profa. Alba Valéria Rezende. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Silvicultura (LASIL)

 O Laboratório de Silvicultura (LASIL) é dividido em duas estruturas: um laboratório localizado no prédio do Departamento de Engenharia Florestal e outro um campo de pesquisa na Fazenda Água Limpa da UnB, atualmente coordenado pelo Prof. Mauro Eloi Nappo, membro do corpo permanente do PPG-Ciências Florestais. Além do coordenador, o LASIL é utilizado por vários outros pesquisadores (Alcides Gatto, Reginaldo Sérgio Pereira, Éder Miguel Pereira, Ricardo de Oliveira Gaspar, Daniel Costa de Carvalho, Renato Vinícius Oliveira Castro e Ailton Teixeira do Vale) e seus respectivos orientados.

Na estrutura predial, este laboratório ainda está em estruturação, ocupando 75 m2. Tem balança de bancada, balança de grande capacidade para campo, destilador de água, microcomputador, data show, estufa, trados de solo, amostradores uhland, funil de areia, tesoura de poda, tesoura de alta poda, serrotes de poda, vara graduada de altura, trena digital, equipamentos de rapel dentes outras ferramentas, para atender a demanda de análise físicas de solo, analises de biomassa florestal; demonstração preliminar de equipamentos e ferramentas empregadas na silvicultura (plantio e replantio, controle de formiga pragas, controle de mato e competição, escalada em árvores, fertilizantes e corretivos etc.).

 Coordenado pelo Prof. Mauro Eloi Nappo. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Manejo e Gestão da Produção Florestal (LMGPF)

É um laboratório criado (02/01/2017) na Universidade de Brasília (UnB), com objetivo de atuar na grande área do Manejo Florestal dentro das Ciências e Recursos Florestais. O LMGPF atualmente desenvolve trabalhos nas seguintes subáreas: - Mensuração e Inventário Florestal; Política e Economia Florestal; Modelagem do Crescimento e Produção; Otimização da Produção Florestal; Manejo de Florestas Plantadas e Nativas, Dinâmica de Florestas Equiâneas e Inequeâneas, e Uso de Informações de Inteligência Artificial Aplicado a Modelagem dos Recursos Florestais.

O LMGPF, é dividido em dois (2) espaços físicos, sendo um (1) deles com área útil de 50 m², equipados com ar condicionado, guarda volumes, internet, mesas de estudos, data show e quadro, o qual é destinado ao uso dos alunos de graduação e pós-graduação, bem como aulas na pós-graduação. O segundo possui área útil de 80 m², equipados com bancadas, armários, estufas, sutas, GPS, hipsômetros e motosserra, tendo a principal finalidade dar apoio aos trabalhos de campo do Laboratório.

Coordenado pelos professores Eder Miguel (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Leonardo Biali (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 


Laboratório de Viveiros de Plantas (LAVIP)

O Laboratório de Viveiros de Plantas (LAVIP) é um espaço físico localizado na Fazenda Água Limpa da UnB, que possibilita a realização de trabalhos de pesquisa na área de propagação sexuada e assexuada de espécies arbóreas florestais. Os trabalhos do LAVIP incluem a produção de mudas de espécies arbóreas nativas do Cerrado, frutíferas, com potencial madeireiro, comercial ou ecológico. Os trabalhos com espécies nativas concentram pesquisas desde a utilização de substratos, reutilização de resíduos, até a otimização do uso da água, com a utilização de polímeros hidro retentores. Com as espécies exóticas foram realizados trabalhos voltados a produção de mudas clonais. Para eucalipto o viveiro possui um jardim clonal para coleta de brotos visando a produção de estacas, onde pesquisas são realizadas visando a otimização do processo de produção de mudas clonais, através do sistema de mini túneis.

Coordenado pelo Prof. Anderson Marcos de Souza. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Ecología Vegetal (ECOVEG)

No Laboratório de Ecologia Vegetal (ECOVEG) são desenvolvidos estudos voltados à descrição da vegetação, avaliação de processos ecológicos e investigação do funcionamento dos ecossistemas naturais do Cerrado, com especial atenção às formações savânicas do bioma. Todas as pesquisas realizadas no ECOVEG são voltadas para subsidiar ações de conservação e manejo da biodiversidade. As pesquisas de campo são realizadas em diversas regiões do bioma Cerrado, principalmente em Unidades de Conservação. As atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no ECOVEG contam com a participação de alunos de graduação (estagiários, bolsistas de Iniciação Científica e formandos na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso), pós-graduandos (mestrado e doutorado) e professores do Departamento de Engenharia Florestal e outros departamentos da UnB, bem como de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais. O ECOVEG conta com boa infraestrutura: espaço físico amplo, equipamentos, materiais permanentes e de consumo necessários às atividades de aulas práticas e realização de pesquisas em laboratório e em campo. O ECOVEG ainda conta com sólida parceria com o Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas – CRAD/UnB, que apoia a realização das pesquisas e atividades relacionadas à conservação do Cerrado.

Coordenado pelo Prof. José Roberto Rodrigues Pinto. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Solos Florestais (LASOF)

O Laboratório de Solos Florestais do Departamento de Engenharia Florestal da UnB,  foi criado para atender a demanda de análises físico-químicas do solo, análise química de água e análises de biomassa em plantas por parte dos professores do departamento, estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal e de graduação do Curso de Engenharia Florestal.

Possui um espaço físico de 102 m2, área de preparo de amostras e almoxarifado e equipamentos de última geração para realização de análises. Destaca-se o espectrofotômetro de absorção atômica, fotômetro, centrifuga, agitador de amostras, sistema de captação de gases, moinho, estufa e vidrarias, por exemplo. Possui também equipamentos de amostragem de solo, plantas e água em campo (trados, baldes, peneiras, anéis volumétricos, penetrômetro de impacto e gráfico etc.).

Coordenado pelo Prof. Alcides Gatto. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Melhoramento Florestal (LAMEF)

O LAMEF foi criado com o objetivo dar apoio nas atividades acadêmicas, ensino e pesquisa nas áreas de Genética, Melhoramento de Espécies Arbóreas Nativas e Exóticas, Silvicultura Clonal e Propagação de Plantas. O espaço físico é utilizado nas aulas práticas de disciplinas da graduação e pós-graduação (Graduação: Genética e Melhoramento Florestal; Silvicultura Clonal; Sementes e Viveiros Florestais. Pós-graduação: Biotecnologia Florestal e Prática de Ensino Florestal), possibilitando a geração de conhecimento e possibilitando a inserção dos discentes na pesquisa.

Este laboratório também tem como prioridade a realização de trabalhos de pesquisa de iniciação científica, na realização de pesquisas de Pibic, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado e Teses de Doutorado, onde os estudantes realizam o seu trabalho diretamente ou usa a estrutura como apoio para atividades que possibilitem a finalização ou conclusão dos trabalhos. Desde a sua criação, espera-se cada vez mais, agregar novas parcerias e gerar oportunidades aos estudantes, promovendo o interesse e a sua inserção para o fortalecimento da área de Melhoramento Florestal, seja nas atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão.

Coordenado pelo Prof. Anderson Marcos de Souza. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estrutura de laboratório de instituição parceira do LAMEF, pertencente ao CRAD (Centro de Referência de Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas):

  • Laboratório de Sementes e Biotecnologia Florestal (TECSBIO):

    O TECSBIO foi criado com o objetivo o desenvolvimento de atividades de pesquisas voltadas à caracterização de sementes de espécies arbóreas (germinação; vigor; qualidade fisiológica; e tolerância à dessecação), propagação clonal (Estaquia e enxertia) e produção de mudas, como também, a caracterização da estrutura genética de espécies arbóreas de importância ecológica e econômica do bioma Cerrado. Paralelas às atividades de pesquisa, o TECSBIO também tem como prioridade a inserção de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília, seja através das atividades dos programas de Iniciação Científica, Estágios e trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) para os alunos de graduação, como a realização de trabalhos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, para os alunos de pós-graduação.


Laboratório de Anatomia da Madeira e Ensaios não Destrutivos (LAMEND)  

O Laboratório de Anatomia da Madeira e de Ensaios não Destrutivos da Madeira está equipado com: micrótomo de deslize marca Leica, estereomicroscópio Leica S8 AP0, com câmera de vídeo digital Leica DFC425 - software Leica Application Suite (ànalise de imagem), microscópio Leica; espectrofotometro ColorEye® XTH, Ultrassom USLab, Stress Wave Timer, Espectrofotômetro no infravermelho próximo - marca Bruker; rugosímetro Surftest SJ - 400 (Mitutoyo); Câmara de Envelhecimento Acelerado Q-lab modelo QUV/Spray; paquímetro digital com precisão de 0,01 mm da marca Mitutoyo, balança digital entre outros.

Vários projetos de pesquisas já foram realizados e outros estão em andamentos neste laboratório. Cita-se como exemplo de projetos em andamento: Aplicação da técnica de análise de imagem na caracterização de madeiras brasileiras; Influência de produtos de acabamentos na cor de madeira utilizada na fabricação de móveis; Agregar valor na indústria de madeira serrada utilizando técnicas avançadas de melhoria na qualidade dos produtos; Técnicas Alternativas para estudo de madeira e derivados; entre outros.

Coordenado pelo Prof. Joaquim Gonçalez. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Propriedades Energéticas da Biomassa (LAPEB)

O Laboratório de Propriedades Energéticas da Biomassa foi criado para atender a demanda de alunos, profissionais e empresas que atuam ou desenvolvem projetos na área de energia de biomassa. Na universidade o Laboratório tem condições de atuar nas áreas de pesquisa, principalmente no atendimento aos alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais, na extensão no atendimento de projetos que visem a utilização da biomassa como insumo energético e no ensino atendendo alunos de graduação e pós graduação nas aulas práticas. O Laboratório conta com equipamentos para produção e análise de briquetes, “pellets” e carvão vegetal além da biomassa “in natura” e está em condições de realizar análises de madeira e de resíduos agroflorestais, além da produção de carvão vegetal, briquetes e “pellets”. Recentemente foram adquiridos uma briquetadeira e uma peletizadora para o desenvolvimento de trabalhos de densificação dentro da linha de pesquisa sobre conversores energéticos e caracterização de biocombustíveis.

Coordenado pelo Prof.Ailton Teixeira do Vale. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Compósitos Lignocelulósicos (LACOL)

A infraestrutura do LACOL é dedicada ao estudo dos materiais compósitos derivados da madeira e de outros materiais lignocelulósicos. Tem-se desenvolvido pesquisas na área de tratamento térmico de painéis laminados, densificação de painéis a base de madeira, produção de painéis particulados a partir de diversas fibras (coco, piaçava etc.). Conta atualmente em operação com prensa hidráulica com capacidade de 100t, misturador de partículas, classificador de partículas e diversos outros equipamentos de menor porte necessários à pesquisa.

Em 2019, o laboratório finalmente recebeu equipamentos oriundos do edital CT-INFRA 2011 com os quais poderá dar início aos estudos para o desenvolvimento de compósitos a partir da mistura de materiais lignocelulósicos e polímeros plásticos. Dentre estes equipamentos estão uma extrusora, uma injetora e um analisador dinâmico-mecânico. Atualmente estão vinculados ao laboratório uma pesquisadora PNPD, dois doutorandos, três mestrandos e dois graduandos de iniciação científica.

Coordenado pelo Prof. Claudio Henrique Soares Del Menezzi. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Propriedades Físicas, Mecânicas e de Ensaios Estruturais (LAPROF)

O LAPROF possui como equipamento principal uma máquina universal de ensaios com capacidade de 30t onde são realizados os ensaios mecânicos em madeiras, derivados e outros materiais. Recentemente foi adquirido com recursos do CT-INFRA 2011 um densitômetro por raio-x que permitirá a determinação bem precisa da densidade de madeira e derivados. Possui uma sala de climatização onde o material é estabilizado O laboratório atende também a necessidade de outros cursos da Faculdade de Tecnologia e do campus do Gama (FGA), já tendo feito ensaios em polímeros plásticos, peças automotivas metálicas, concreto etc.

Agora no novo prédio do EFL, o laboratório conta com uma laje de reação onde será possível o ensaio de peças de madeira em tamanho estrutural. Atualmente estão vinculados ao laboratório dois doutorandos, um mestrando e três graduandos de trabalho final/iniciação científica.

Coordenado pelo Prof. Claudio Henrique Soares Del Menezzi. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratório de Preservação da Madeira (LAPREM)

O Laboratório de Preservação da Madeira (LAPREM) está localizado na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília. O LABREM conta com uma área de aproximadamente 10.000 m2. Nele estão instalados mais de 10 experimentos, envolvendo pesquisas de graduação e pós-graduação, onde são estudadas a durabilidade de madeiras tratadas com produtos químicos preservantes e não tratadas, para fins de uso na construção civil e no meio rural.

Coordenado pelo Prof. Alexandre Florian. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Laboratórios na Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ -MG

Os laboratórios de Biometria Florestal e Manejo Florestal da Universidade Federal de São João Del-Rei, no estado de Minas Gerais são utilizados com a participação do Prof. Renato Vinicius de Oliveira Castro, membro permanente do PPG-Ciências Florestais. O Prof. Renato atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas) e Professor/Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais da Universidade de Brasília (UnB). Atua na área de Recursos Florestais, com ênfase em Manejo e Mensuração Florestal; Resíduos Florestais; Energia e Biomassa Florestal; Silvicultura; Inteligência Artificial aplicada à Engenharia Florestal e Estatística Florestal. É Pesquisador Mineiro pela Fapemig. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

Coordenador o Prof. Renato Vinicius de Oliveira Castro. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: https://www.ufsj.edu.br/


Laboratórios na Embrapa-Cenargen

A infraestrutura dos Laboratórios na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia são utilizados por docentes e discentes do PPG-Ciências Florestais a partir de um convênio firmado entre a Universidade de Brasília e a Embrapa, com a supervisão e participação dos docentes Jonny Everson Schersinski, Aldicir Osni Scariot e Daniel Mascia Vieira, também docentes do programa. As características de cada laboratório e seus responsáveis estão apresentadas a seguir.

  • Laboratório de Cultura de Tecidos (LCT-II)

    O laboratório é equipado com equipamentos de microscopia que proporcionam trabalhos com a qualidade necessária à divulgação e publicação de trabalhos científicos de excelência com base, principalmente, em técnicas de citoquímica, histoquímica, além de técnicas avançadas de microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Adicionalmente, o LCT-II conta também com o Campo Experimental Sucupira (CES), situado a 35 km da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com área total de 1.800 ha e área construída de cerca de 2.000 m2. O Campo Experimental Sucupira também abriga alguns bancos de espécies florestais nativas e exóticas.

  • Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC)

    O Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, desenvolve pesquisas aplicadas em conservação e manejo da biodiversidade, serviços ecossistêmicos e restauração ecológica. O LEC tem completa infraestrutura para pesquisas a campo, em laboratórios e em casas de vegetação. Para tanto dispõe de veículos 4x4, drones, câmaras climatizadas, estufas, freezers, balanças, casas de vegetação, telados, equipamentos e software de geoprocessamento e acesso a Herbário informatizado, com 120.000 amostras. O LEC também tem (i) sala de estudantes de pós-graduação; (ii) sala de aula/reunião com capacidade para 20 pessoas; (iii)) casas de vegetação com irrigação automática e telados; e (iv) o Campo Experimental Fazenda Sucupira, com 1,800 ha, no Distrito Federal, usado para experimentos de campo. Essa infraestrutura está disponível para utilização por pesquisadores e estudantes. O Laboratório recebe regularmente visitas de pesquisadores do Brasil e do exterior.  Sempre que necessário os estudantes também podem utilizar outros laboratórios (por exemplo: Laboratórios de Genética, Sementes, Fisiologia, Cultura de Tecidos, Genômica etc.) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

    Site: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia


Laboratório no Serviço Florestal Brasileiro (SBF)

A infraestrutura do Laboratório no Serviço Florestal Brasileiro – SFB é utilizada por docentes e discentes do programa que atuam na área de Tecnologia da Madeira, com a supervisão do Dr. Divino Eterno Teixeira do SFB e os Profs. Ailton Teixeira do Vale, Joaquim Gonçalez, Alexandre Florian da Costa, membros permanentes do PPG-Ciências Florestais. As características do laboratório estão apresentadas a seguir.

Site: http://www.florestal.gov.br/

  • Laboratório de Produtos Florestais (LPF):

    O LPF foi criado em 1973 com o objetivo de viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da atividade florestal no Brasil. O LPF contribui para o atendimento da crescente demanda pela utilização dos recursos naturais, em consequência da política implementada pelo Serviço Florestal Brasileiro - SFB, ao qual se vincula como Centro Especializado. A parceria com LPF possibilita o alcance de excelência na formação de alunos de Mestrado e Doutorado na área de concentração em Tecnologia da Madeira no âmbito do PPG-Ciências Florestais.

    Site: http://lpf.florestal.gov.br/pt-br/

Laboratórios na Embrapa – CPATU

A infraestrutura dos Laboratórios na Embrapa CPATU é utilizada por docentes e discentes do PPG-Ciências Florestais sob a supervisão do Prof. Lucas Mazzei, docente e orientador do programa. As características de cada laboratório estão apresentadas a seguir.

Laboratório de Manejo e Ecologia Florestal (LAMEF_Embrapa):

O Laboratório de Manejo e Ecologia Florestal da Embrapa Amazônia Oriental compreende estruturas físicas e campos experimentais da Embrapa-CPATU, atualmente coordenado pelo Prof. Lucas Mazzei, membro Colaborador do PPG-Ciências Florestais. As estruturas físicas do LAMEF compreendem duas salas para recebimento de até 10 estudantes de graduação e pós-graduação e duas salas para recebimento de cientistas visitantes, além das salas de funcionários da Embrapa e salas para guarda de material e bases de dados florestais. O laboratório possui onze bases de dados de dinâmica florestal oriundas do monitoramento de parcelas permanentes instaladas desde 1975 em diferentes fitofisionomias amazônicas. As bases possuem mais de dois milhões de observações de árvores em florestas naturais e antropizadas. Campos experimentais da Embrapa-CPATU utilizados de forma complementar às atividades do LAMEF, são apresentados mais adiante neste documento. 

Coordenado pelo Prof. Lucas Mazzei. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Na foto ao acima / ao lado: Guido B. Castillo (Egresso do Mestrado e doutorando no CIRAD- França) e Victor Almeida Cordeiro (In Memorian, aluno do Mestrado em Ciências Florestais)

Site: https://www.embrapa.br/amazonia-oriental


 Campos Experimentais e Principais Atividades de Campo:


Laboratórios e infraestrutura na Fazenda Água Limpa da UnB

A Estação Experimental Fazenda Água Limpa (FAL/UnB) é um Órgão complementar da Universidade de Brasília (Unb) e tem por finalidade executar atividades em apoio aos trabalhos afetos ao ensino, à pesquisa e à extensão desenvolvidos pelas Unidades Acadêmicas da Instituição. Atualmente a FAL/UnB é coordenada pelo Prof. Reginaldo Sérgio Pereira, membro permanente do PPG-Ciências Florestais.

O espaço físico da FAL/UnB é constituído por uma área de aproximadamente 4.500 ha compreendendo atividades agrícolas, zootécnicas e florestais, que compõem o Campus Experimental, com cerca de 2.250 ha, e a Estação Ecológica da UnB, igualmente com área aproximada de 2.250 ha. A FAL/UnB está localizada à 30 km do campus Darcy Ribeiro da UnB e conta diariamente com linha de transporte intercampi.

A Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília é coordenada pelo Prof. Reginaldo Sérgio Pereira. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Site: http://fal.unb.br/


Viveiro Florestal

O viveiro florestal é um espaço físico que possibilita a realização de trabalhos de pesquisa na área de propagação sexuada e assexuada de espécies arbóreas florestais, atualmente coordenado pelo Prof. Anderson Marcos de Souza, membro permanente do PPG-Ciências Florestais. Esses trabalhos têm sido realizados com a produção de mudas de espécies arbóreas nativas do Cerrado, frutíferas, com potencial madeireiro, comercial ou ecológico.

Os trabalhos com espécies nativas concentram pesquisas desde a utilização de substratos, reutilização de resíduos, até a otimização do uso da água, com a utilização de polímeros hidroretentores. Com as espécies exóticas foram realizados trabalhos voltados a produção de mudas clonais. Para eucalipto o viveiro possui um jardim clonal para coleta de brotos visando a produção de estacas, onde pesquisas são realizadas visando a otimização do processo de produção de mudas clonais, através do sistema de mini túneis. Trabalhos também foram realizados com bambu, visando a seleção de propágulos, e a produção de mudas clonais em grande escala.

Coordenado pelo Prof. Anderson Marcos de Souza. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Campo experimental de florestas plantadas

A FAL dispõe de um campo experimental em florestas plantadas de aproximadamente 150 hectares, atualmente coordenados pelo Prof. Mauro Eloi Nappo, membro permanente do PPG-Ciências Florestais. Os campos experimentais na área florestal são utilizados para desenvolvimento de projetos envolvendo o plantio, a condução e a colheita de Eucalyptus sp. em diferentes espaçamentos e intensidades de desbaste, em regimes de talhadia e alto fuste, e em consórcio com outras espécies, plantio e condução de seringueira, condução de sistemas agroflorestais com componentes agrícolas e com componentes zootécnicos, plantio e condução de espécies florestais não tradicionais, como o mogno africano, e plantio e condução de bambu, parceria de pesquisa firmada entre o PPG/EFL e o CPAB/UnB (Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais). Existem ainda as unidades experimentais de campo destinadas a recuperação de áreas degradas de Cerrado Sentido Restrito.

 Coordenado pelo Prof. Mauro Eloi Nappo. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Campo experimental em vegetação nativa

As áreas de vegetação nativa da Fazenda Água Limpa são utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas ambientais e em apoio a atividades de diversos laboratórios. De forma mais específica, ao longo de mais de duas décadas, a equipe do LabINFLOR/UnB (Laboratório de Inventário Florestal), coordenado pela Profa. Alba Valéria, membro permanente do PPG-Ciências Florestais, tem se dedicado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, tanto em florestas plantadas quanto naturais. Grande parte dessas suas atividades está implantada em áreas experimentais, localizadas na FAL/UnB, principalmente em ambiente de vegetação nativa do Cerrado.

Entre as pesquisas mais relevantes desenvolvidas pelo LabINFLOR/UnB, estão dois projetos de longo prazo, implantados em áreas de cerrado sensu stricto, na FAL/UnB, sendo um implantado em 1988 e, o outro, em 1995. A área experimental de cada projeto ocupa 1,8 hectares e ambos projetos visam avaliar respostas da vegetação lenhosa do cerrado sensu stricto, após ter sido submetida a diferentes tipos de perturbações por desmatamento e silvicultura. Tais projetos têm avaliado o grau de resiliência da vegetação nativa do cerrado, seu processo de sucessão, e mudanças florísticas e estruturais (densidade de indivíduos, volume de madeira, biomassa e estoque de carbono) da vegetação.

Coordenado pela Prof. Alba Valéria Rezende. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Campos experimentais da Embrapa-CPATU

O Prof. Lucas Mazzei, pesquisador da Embrapa-CPATU, ingressou em 2018 no PPG-Ciências Florestais com o objetivo de ampliar os trabalhos acadêmicos e de pesquisa com florestas tropicais, na Amazônia brasileira. De forma complementar aos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Manejo Florestal em Belém-PA, a Embrapa-CPATU conta com 5 campos experimentais localizados em florestas do baixo Tapajós, do rio Jari, na foz dos rios Amazonas, Tocantins e Xingu, na região do rio Anapu, e no sudeste Paraense.

O Campo experimental de Moju (PA): sede de campo da Embrapa com sala de aula, refeitório, herbário e dois dormitórios para 40 alunos. Campo experimental de Belterra - Flona Tapajós (PA): sede da Embrapa com sala para preparação de exsicatas/amostras e uma sala para receber até 4 estudantes. Campo Experimental do Sudeste paraense (em parceria com a Empresa Cikel Brasil Verde): sala de trabalho e sala para preparação de material, dormitórios para receber até 5 estudantes. Campo Experimental da Jari, Anapu, Xingu, e foz dos rios Amazonas, Tocantins: apoio de empresa, comunidades florestais ou moradores ribeirinhos para alojar, alimentar e preparação dos inventários florestais para até 6 estudantes ao mesmo tempo. A figura ao lado exemplifica algumas pesquisas nestes Campos, com uma área de arraste de toras em manejo florestal sustentado.

Coordenado pelo Prof. Lucas José Mazzei de Freitas. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Site: https://www.embrapa.br/amazonia-oriental

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5628

 

pgefl@unb.br

 

 

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.