ptenes

Apresentação

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade de Brasília (PPG-CFL) iniciou suas atividades em 1997, com a criação do curso de Mestrado em Ciências Florestais da Universidade de Brasília, aprovado pela CAPES em novembro de 1996. O curso de Doutorado em Ciências Florestais foi aprovado e iniciado em 2004. Em 2021, o PPG-CFL conta atualmente com 18 professores do quadro permanente, 03 professores colaboradores, 01 professor visitante internacional e 105 alunos (59 de mestrado e 46 de doutorado), distribuídos em 03 (três) Áreas de Concentração (Conservação da Natureza,  Manejo Florestal e Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais) e 10 (dez) linhas de pesquisas relacionadas às suas três áreas de concentração do programa.

É considerado um programa multi e interdisciplinar, atendendo alunos oriundos de diversas regiões do país e de diversas áreas de atuação profissional. Também inclui estudantes internacionais oriundos de países sul-americanos e Europa. 

O PPG-CFL tem contribuído para a formação de profissionais altamente qualificados para atuar em nível nacional e internacional, nas suas diversas linhas de pesquisa. Em essência, o PPG-CFL vem promovendo a competência e excelência científica, com a formação de profissionais qualificados, com alto nível de excelência, para atuar como pesquisadores e/ou docentes na área pública, privada e em organizações não-governamentais.


Contextualização

PPG-Ciências Florestais da Universidade de Brasília tem dedicado muitos esforços para a formação acadêmica de mestres e doutores com excelência técnica e científica em conservação ambiental, manejo de florestas nativas e plantadas e no desenvolvimento de tecnologias de produtos florestais. Destacam-se os estudos e pesquisas inovadoras com enfoque ao fortalecimento do desenvolvimento regional da região Centro-Oeste, com pesquisas e técnicas aplicadas para recuperação de áreas degradadas por diversas atividades antrópicas (mineração, agricultura, pastagem, usinas hidrelétricas etc.), o desenvolvimento de protocolos de estimativa, monitoramento e valoração de serviços ecossistêmicos (Carbono, água, biodiversidade, beleza cênica etc.),  a agregação de valor e a introdução de novos produtos  florestais não madeireiros no mercado, o aproveitamento alternativo de biomassa vegetal para a produção de bioenergia e o fortalecimento do setor florestal na região. Neste contexto de atuação, o PPG-Ciências Florestais é o único programa que oferece o curso de Doutorado em Ciências Florestais da Região Centro-Oeste. 

 

Para alcançar seus objetivos estratégicos, o PPG-Ciências Florestais tem implementado uma série de medidas para a melhoria da qualidade e excelência no ensino e pesquisa, a partir de novas parcerias com instituições científicas renomadas (Embrapa-Recursos Genéticos e Biotecnologia – Cenargen, em Brasília; Embrapa-Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Úmido – CPATU, em Belém-PA; INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em Manaus-AM, Serviço Florestal Brasileiro/MAPA, em Brasília -DF; Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro, em Brasília -DF; IBRAM-DF) e empresas privadas (e.g. Cikel Brasil Verde, no Pará; Fazenda Sucupira, no DF; Indústria de Papel e Celulose Suzano S/A, em São Paulo) que atuam no setor. Em 2019, o Departamento de Engenharia Florestal da UnB e o PPG-Ciências Florestais foram contemplados com um novo prédio, com infraestrutura suficiente para atender com exclusividade os ensinos de graduação e de pós-graduação na área florestal, dentro da Universidade de Brasília. 

 

O PPG-Ciências Florestais tem fortalecido suas ações e estratégias administrativas e normativas, com a (re)definição e atualização de normas, efetivando parcerias em projetos com instituições internacionais, ampliando a transparência e acesso à informação com a construção de um novo website, fortalecimento de parcerias com o setor privado, elaborando editais de processos seletivos mais criteriosos e aplicando mais rigor no credenciamento e permanência de professores orientadores do programa. Além disso, vem implementando estratégias de internacionalização do programa, com a participação de alunos em doutorado sanduíche no exterior; implementação de convênios com instituições internacionais; abertura de vagas para alunos internacionais (Edital PAEC); oferta de disciplinas em língua estrangeira; contratação de professor visitante estrangeiro e priorização de publicações em revistas qualificadas. 

 De forma integrada, a ampliação da infraestrutura e as estratégias de fortalecimento das ações de inserção social, integração com ensino da graduação, transparência e acesso à informação e o fortalecimento do processo de internacionalização, da excelência acadêmica, das parcerias públicas e privadas, catalisarão os impactos na sociedade e no alcance da excelência na formação acadêmica e produção científica do Programa. 


Objetivos

O PPG em Ciências Florestais da Universidade de Brasília busca excelência na formação de professores, pesquisadores e profissionais qualificados em nível de pós-graduação, baseado em experiências teóricas, de campo e de laboratório, para atuar em instituições públicas e privadas de pesquisa e ensino, organizações não-governamentais e empresas do setor florestal e ambiental. O Programa busca também ampliar a visão empreendedora dos alunos para atuar em nível nacional e internacional, em empresas e organizações não-governamentais. 

 

Mais especificamente, o PPG-CFL busca: 

 

Mestrado: professores, pesquisadores e profissionais qualificados para: (i) exercer com qualidade docência nos diferente níveis da educação pública ou privada; (ii) contribuir na formação de pessoal em nível de graduação; (iii) atuar no desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento nas áreas de Conservação da Natureza,  Manejo Florestal, e Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, com ênfase em temáticas relacionadas aos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga, bem como às florestas plantadas(iv) buscar qualificação e formação permanente dos alunos em Ciências Florestais. 

 

Doutorado: Os alunos são capacitados para: (i) adquirir independência no exercício da docência e pesquisa em Ciências Florestais; (ii) atuar na formação de pessoal nos níveis de graduação e pós-graduação; (iii) inovar no desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento nas áreas de Conservação da Natureza,  Manejo Florestal, e Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, com ênfase em temáticas relacionadas aos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga, bem como às florestas plantadas(ivatuar como pesquisadores e/ou docentes na área pública, iniciativa privada e organizações não-governamentais; (v) exercer papel de liderança, especialmente em instituições de ensino superior, sociedades científicas e grupos de pesquisa.


Avaliação da CAPES (Conceito 4 na avaliação quadrienal 2017-2020)

Através do processo de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG, a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação, vem desempenhando importante função para o desenvolvimento da educação e da pesquisa científica e tecnológica no país. As avaliações ocorriam até 2012 com periodicidade trienal e partir de 2013 passaram a ser quadrienais. Os resultados das avaliações apontam quais programas obterão a renovação de seu “reconhecimento” pelo MEC e poderão, portanto, emitir diplomas com validade nacional reconhecida pelo MEC.

O PPG em Ciências Florestais da UnB é conceito 4 (quatro) na avaliação trienal 2017-2020. Assim, a partir de 2021, o Programa vem dedicando esforços para alcançar conceito de excelência acadêmica e científica nas próximas avaliações da Capes, incluindo a implementação de uma série de medidas administrativas e de melhorias na infraestrutura, acompanhamento dos egressos, formação acadêmica, ampliação das parcerias acadêmicas e de pesquisas, transparência, internacionalização e produção científica.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5628

 

pgefl@unb.br

 

 

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.