Pesquisador Colaborador

Comentários gerais:
O PPG-Ciências Florestais recebe pesquisadores colaboradores externos, vinculados ou não a outra instituição, para colaborarem em projetos de pesquisas da UnB. As categorias de participação na UnB incluem: Pesquisador Colaborador Senior, Pesquisador Colaborador Pleno, Pesquisador Colaborador Assistente, Pesquisador Colaborador Junior II e Pesquisador Colaborador Junior I, de acordo com as demandas de projetos de pesquisa que demandem a participação de profissionais externos à UnB. Estas categorias estão descritas em detalhes abaixo.

Durante sua estância, os pesquisadores tomam parte nos grupos de pesquisa liderados por nossos professores e são convidados a participar de cursos, palestras e seminários ligados aos seus temas de investigação. O Pesquisador Colaborador deverá concluir o projeto de pesquisa em até cinco anos e dedicar no mínimo 12 (doze) horas semanais ao Projeto de Pesquisa.

Os Pesquisadores Colaboradores têm acesso a todas as facilidades oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais disponíveis no Departamento de Engenharia Florestal (laboratórios e salas de estudo), assim como, aos demais serviços da Universidade de Brasília.

A UnB não se obriga a fornecer recursos materiais e financeiros à realização das atividades previstas no plano de trabalho da(o) Professor(a) Colaborador(a), cabendo aos PPGs intermediar seu acesso à infraestrutura existente.

Características e finalidades:

Pesquisador Colaborador" no Programa (ver Resolução CEPE nº0083/2020) e tem como principal objetivo receber pesquisadores/as doutores/as para o desenvolvimento de atividades acadêmicas em um espaço de interação com os/as discentes e docentes do Programa.

Durante sua permanência na instituição, os/as pesquisadores/as devem participar das atividades dos grupos e laboratórios de pesquisa, de cursos, palestras e seminários que estejam de acordo com seus temas de pesquisa. O PPG-CFL se compromete, por sua vez, a oferecer aos Professores(as) Colaboradores(as) um amplo acesso às facilidades do Departamento de Engenharia Florestal (salas de estudo, laboratórios etc.) e aos serviços da Universidade de Brasília (UnB).

Categorias de participação (ver Resolução CEPE nº0083/2020):
  1. Pesquisador Colaborador Sênior
  2. Pesquisador Colaborador Pleno
  3. Pesquisador Colaborador Assistente
  4. Pesquisador Colaborador Junior II
  5. Pesquisador Colaborador Junior I

Compromissos assumidos na candidatura:

- O/a pesquisador/a deverá cumprir as metas estabelecidas no projeto e participar das atividades acadêmicas afinadas ao seu plano de atividades (palestras e seminário), assim como das atividades desenvolvidas pelos grupos de pesquisa ou laboratórios coordenados pelos/ as docentes credenciados/as no Programa;

- Compromisso de submeter um artigo científico resultante das pesquisas e discussões realizadas durante o estágio a uma revista do estrato superior WEBQUALIS/CAPES, de preferência em co-autoria com o/a supervisor/a;

- Compromisso de oferecer atividades acadêmicas relativas a seu tema de pesquisa no PPG-CFL;

- Apresentação, sempre que possível, dos resultados finais ou parciais da pesquisa em seminário do PPG-CFL e dos Laboratórios e grupos de pesquisa do PPG-CFL;

- Apresentação de relatório final das atividades de pesquisa desenvolvidas durante a permanência no programa;

- O/a pesquisador/a assume o compromisso de mencionar que é pesquisador Colaborador no PPG-CFL nas publicações e/ou apresentações de trabalho decorrentes do projeto.

Direitos do/a Pesquisador Colaborador/a:

- O/a docente responsável acolherá o/a pesquisador/a, habilitando-o/a às condições de trabalho junto ao PPG-CFL;

- Os/as candidatos/as terão um amplo acesso às facilidades do Departamento de Engenharia Florestal (salas de estudo, laboratórios etc.) e aos serviços da Universidade de Brasília (UnB);

- Candidatar-se a bolsas de pós-doutorado do CNPq e CAPES, dentre outras agências de fomento;

- As declarações de conclusão de Pesquisador Colaborador serão fornecidas pela UnB após a entrega do relatório final das atividades, instruído com o texto do artigo submetido.

Para mais informações, entre em Contato:

Fone: +55-61-3107-5628